Por 5ª Seção da PM
Estudantes do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentaram no final da tarde de quarta-feira (19) uma proposta de Política de Comunicação Institucional aos membros do setor de Comunicação Social da PMMA. O evento aconteceu no auditório “Coronel Bazola”, no Quartel do Comando Geral, Calhau. A equipe de discentes da UFMA é formada por Adriana Pereira, Beatriz Sousa, Emille Santos, Marcelle Lopes e Mariana Carvalho.
Estudantes do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentaram no final da tarde de quarta-feira (19) uma proposta de Política de Comunicação Institucional aos membros do setor de Comunicação Social da PMMA. O evento aconteceu no auditório “Coronel Bazola”, no Quartel do Comando Geral, Calhau. A equipe de discentes da UFMA é formada por Adriana Pereira, Beatriz Sousa, Emille Santos, Marcelle Lopes e Mariana Carvalho.
O trabalho acadêmico faz parte da conclusão da disciplina Relações Públicas Institucionais do curso. Docentes e discentes, integrantes do curso de Relações Públicas, da renomada Universidade Federal do Maranhão, com senso da reponsabilidade social e buscando auxiliar as instituições públicas com projetos, propostas e trabalhos acadêmicos, que uma vez implantados, implicarão em melhorias nas instituições e consequentemente no melhor serviço prestado à sociedade, todo semestre promovem algum produto para as variadas instituições públicas. As cinco estudantes escolheram a PMMA como instituição para estudo e desde o início do semestre letivo trabalham nesse projeto, culminando com a proposta de política comunicacional.
Segundo a professora doutora Luciana Saraiva, do departamento de Comunicação Social da UFMA, a Política de Comunicação proposta pelas alunas à PMMA estabelece diretrizes e caminhos a serem seguidos, pautados nos valores institucionais, que vão nortear o relacionamento da instituição com os seus públicos de interesse (stakeholders). “Existe a necessidade de normatizar os processos comunicacionais da instituição, visando regular as atividades no âmbito da Corporação”, disse a professora.
A doutora Luciana elogiou ainda a instituição militar por ser atenta às questões comunicacionais, já possuindo uma seção de comunicação atuante e que age nos pilares da comunicação social, como: jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda.
O trabalho apresentado teve duas etapas, na primeira foi apresentada a história e situação atual da PMMA, perpassando pelo contexto histórico e situação atual da Seção de Comunicação Social da corporação. Na segunda etapa foi delineada e exposta a proposta, propriamente dita, com os objetivos da Política de Comunicação Institucional, seus princípios, diretrizes e métodos de avalição da política.
As acadêmicas apresentaram o trabalho a uma banca examinadora e uma plenária atenta composta pelo subchefe da Comunicação Social da PM, major QOPM Leal e policiais militares, membros do setor. As alunas foram avaliadas, com sucesso, pela banca examinadora composta pela professora da disciplina, Drª. Luciana e por oficiais da comunicação, tenente coronel QOPM Cláudio de Faria e 1º tenente QOPM Kléber.
Para o tenente coronel Cláudio, chefe da Comunicação Social da PM, a apresentação depois de conclusa servirá com base para uma possível Política de Comunicação da Corporação. O oficial parabenizou o trabalho das alunas e destacou a parceria sempre bem vinda com a UFMA. “Agradeço e parabenizo as estudantes pela escolha e pela proposta apresentada. Depois de pronta e aparadas algumas arestas e com adaptações será apresentada ao alto comando da instituição e certamente será uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento da corporação”, disse o oficial.
O coordenador de Comunicação da PM informou ainda que atualmente a Corporação obedece às políticas e manuais do exército, porém tem liberdade para estabelecer, criar e executar seus projetos e produtos.
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