CERCA DE 662 POLICIAIS CIVIS IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA NOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO
Desde do último dia 30 de setembro, a Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) vem reforçando a segurança durante os dias que antecedem as eleições municipais deste ano, que acontecerá no dia 6 de outubro (primeiro turno).
No planejamento estratégico da Polícia Civil, 662 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, estarão empenhados em intensificar a segurança em cidades do interior do estado, exercendo as atividades de Polícia Judiciária e garantindo a tranquilidade no período eleitoral. O reforço também conta com apoio de 168 viaturas.
A expectativa é que as equipes da Polícia Civil atuem em conjunto com a Polícia Militar e outras forças de segurança, sob a orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, para prevenir possíveis episódios de violência e coação eleitoral.
De acordo com o chefe da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Ricardo Aragão, no dia da eleição, os plano de segurança cobrirá os 217 municípios, onde as equipes policiais estarão atendendo os casos de flagrante delito visando reprimir os crimes eleitorais. Ainda segundo o SPCI, os municípios de Tuntum, Bacuri, Itaipava do Grajaú, Matões e Candido Mendes estão tendo atenção especial por parte do policiamento.
Nos municípios em que não houver representação da Polícia Federal, a Polícia Civil atuará nas demandas, principalmente nas ocorrências que necessitarem da lavratura de procedimentos dos quais demandem as atividades de polícia judiciária.
Na Região Metropolitana de São Luís
A Grande Ilha, que engloba as cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, contará com os trabalhos dos sete plantões policiais, sendo eles, Cajazeiras, Cidade Operária, Cohatrac, Bacanga, Maiobão, SHPP e Delegacia Especial da Mulher.
O delegado-geral da PC-MA, Manoel Almeida Neto, disse que Polícia Civil atuará de forma supletiva no interior do estado para garantir a manutenção da segurança e da ordem, assim como a prevenção, apuração, investigação e repreensão de crimes eleitorais, onde não efetivo da Polícia Federal.
“A Polícia Civil maranhense integra com todos os esforços a
operação Eleições 2024. Estamos trabalhando com todo o nosso efetivo e reforços
de policiais para, junto a todos os órgãos de segurança pública, garantirmos a
ordem e segurança durante o período eleitoral em todo o nosso estado”, destacou
o delegado-geral.
Comentários