O governador Carlos Brandão entregou as premiações e
destacou a projeção do evento esportivo que marca as comemorações pelo
aniversário de São Luís. Ele ressaltou que agora o Maranhão escreve uma nova
história com destaques positivos para serem vistos dentro e fora do estado.
O evento esportivo é realizado pelo Governo do Maranhão, por
meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), com o patrocínio do
Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. O secretário da Sedel,
Naldir Lopes, salientou que em apenas um ano, o número de inscrições quase
dobrou, saltando de 2,5 mil para 4,5 mil.
“Este é o segundo ano da Meia Maratona Internacional, um evento idealizado pelo governador Carlos Brandão. Fizemos o primeiro ano com 2.500 inscrições e esse ano batemos recorde com 4.500 inscrições. Então só temos a agradecer ao Ministério do Esporte, através do ministro André Fufuca, e ao governador Carlos Brandão. É mais um presente para os 412 anos da cidade”, frisou o secretário.
Entre os mais de 4 mil participantes estavam pessoas como a aposentada Islandia Maria Luz Loureiro, que aproveitou o aniversário da cidade para manter hábitos mais saudáveis. “É a minha primeira maratona e isso é especial para mim. Gostaria de agradecer ao governador pois é um grande incentivo e traz vida e saúde para nós. Estou muito feliz por amanhecer com esse clima de energia positiva”, relatou.
O cadeirante e atleta profissional Valdir Simão de Souza ficou em segundo lugar no circuito de 5 km para pessoas com deficiência e parabenizou a realização de um evento esportivo para celebrar os 412 anos da cidade. “Como atleta profissional posso dizer que é um evento muito bom, ainda mais em comemoração à nossa cidade com seus 412 anos, foi muito gratificante fazer essa corrida”, declarou.
Estiveram presentes no evento também José Carlos Moreira mais conhecido como Codó, velocista brasileiro especialista nos 100 metros rasos, e Ronaldo Santos, campeão da Maratona de Berlim no ano de 1998.
Premiação
Na categoria kids, nos 600 metros, os competidores receberam medalhas de participação. Nas demais modalidades de corrida 5 km, 10 km e 21 km (feminino e masculino), os cinco primeiros colocados receberam troféus e premiação em dinheiro de até R$ 9 mil. Os atletas com deficiência disputaram o circuito de 5 km com oito subcategorias (deficiente intelectual, cadeirante, visual, auditivo, membros superiores, membros inferiores, Síndrome de Down, autismo).
O primeiro lugar recebeu a premiação de mil reais, segundo lugar levou 900 reais. Já 3º lugar 800 reais, 4º lugar 700 reais e 5º lugar o valor de 600 reais.
Classificação do circuito de 21 km
MASCULINO
1º lugar - Nicolas Kiptoo Kosguei
2º lugar - Justino Pedro da Silva
3º lugar - Joilson Bernardo da Silva
4º lugar - Josimar da Conceição Silva
5º lugar - Noel dos Reis Alves Silva
FEMININO
1º lugar - Viola Jelagat Kosguei
2º lugar - Kleidiane Barbosa Jardim
3º lugar - Aline Prudencio de Freitas
4º lugar - Laís Dias da Silva
5º - Dilma Raimunda Braga Cantanhede
Comentários