Sucesso do Carnaval, Bloco 100 Sigilo agita Centro Histórico de São Luís e reúne multidão nos primeiros dias de 2024

Fotos: Dney Justino



A semana de estreia do bloco contou com lançamento do ABADÁ 2024, apresentações dos DJs Ed Leal e Gabi Leão, Carnaval de Rua e muito mais.


SÃO LUÍS – Hit do Carnaval 2023 e um dos maiores sucessos do período carnavalesco no Maranhão, o Bloco 100 Sigilo chegou com tudo pronto no Pré-Carnaval 2024: somente na primeira semana do ano, foram centenas de pessoas reunidas nos dois primeiros gritos de Carnaval logo nesta primeira semana de janeiro. 

Depois de marcar o mês de dezembro de 2023 com uma apresentação histórica no Centro Histórico de São Luís sem fins lucrativos – que visou a doação de alimentos e roupas para as crianças beneficiadas pelas ações do Projeto Semeando Os Sorrisos –, o Bloco 100 Sigilo segue com mais uma programação incrível (e imperdível) pela Ilha de São Luís. 



Realizado pela Pitan Produções, o bloco deu o primeiro grito de Carnaval de 2024 no dia 4 de janeiro, capitaneada pela banda oficial do 100 Sigilo, com uma apresentação empolgante e cheia de surpresas no Hostel dos Poetas, no Centro Histórico de São Luís – que contou, ainda, com o Bailão de Lançamento do ABADÁ 2024 e a discotecagem do DJ Ed Leal. 

Já no último domingo (7), o Beco Cultural Godofredo Viana, no Centro da capital maranhense, ficou pequeno para o grande público que compareceu novamente ao Carnaval de Rua do bloco – mesmo com a ausência de uma nova edição da Feirinha São Luís e a realização do Pré-Carnaval do Governo do Estado na Avenida Litorânea. 



“O público do Maranhão adotou a 100 Sigilo com muita força ao longo dos últimos anos e são eles que transformam a experiência do nosso bloco em um grande espetáculo musical, cultural e carnavalesco. O Bloco 100 Sigilo vai além de ser só música boa: nos tornamos a essência e a própria energia do nosso Carnaval!”, destaca Andressa Brandão, produtora do Bloco 100 Sigilo. 

Com o Carnaval de Rua no Centro, São Luís sentiu novamente o peso e o impacto do Bloco 100 Sigilo no Carnaval maranhense – além de representar histórias e sonoridades pretas e reconhecer os potenciais artísticos maranhenses e nacionais, o bloco impacta pela mescla característica de diversos estilos sonoros, indo do samba ao rap, do ijexá ao pagodão. 

“O Carnaval de Rua ainda existe e resiste, como nunca. É importante que tanto a 100 Sigilo, como demais grupos, possam permanecer com esses movimentos, caminhando pelo Centro Histórico, com segurança para crianças e adultos e com aquele encanto das fantasias, do glitter e das brincadeiras com maizenas. Uma forma de respeitar os Carnavais históricos do nosso querido Maranhão”, acrescentou Andressa Brandão. 

Nos próximos dias, o Bloco 100 Sigilo irá anunciar, em suas redes sociais, sua programação especial neste período carnavalesco. Para mais informações, acesse a página oficial do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/bloco100sigilo/. 

Bloco 100 Sigilo 

Criado como um manifesto político social da cultura preta, onde a diversidade e o protagonismo preto são os principais motes deste movimento cultural, o Bloco 100 Sigilo reúne diferentes vozes, corpos e vivências para representar histórias e sonoridades pretas, reconhecendo os potenciais artísticos maranhenses e nacionais. 

Um dos objetivos centrais do Bloco ao longo da realização do Pré-Carnaval e Carnaval maranhense é estimular a ocupação, preservação e exaltação do patrimônio maranhense - o foco do 100 Sigilo é levar cultura e diversão ao Centro Histórico de São Luís, local de nascimento do bloco, em 2022. 

Acessível a todos os públicos, priorizando e levantando a bandeira da diversidade, o Bloco 100 Sigilo é produzido pela Pitan Produções, que trabalha com artistas locais e nacionais.

 Pitan Produções 

E por falar na produção, a Pitan Produções iniciou suas atividades em 2019 com realizações artísticas e executivas no setor de entretenimento como shows musicais e teatrais, além de também atuar na elaboração de projetos culturais em São Luís. 

Tendo como lema maior o ato de contar histórias, a produtora foi idealizada no intuito de proliferar arte pela cidade, incentivando artistas independentes e promovendo eventos culturais de forma democrática, movimentando a cena local e gerando impacto sociocultural.

Fonte:  Assessoria de Imprensa (Gustavo Sampaio) 

 

 

Comentários