Fortificar os rumos partidários e construir um futuro mais justo para todos. Foram esses dois eixos que nortearam a 18ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que aconteceu durante todo o sábado, 11, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. Com o tema “Revigorar o PCdoB e reconstruir o Brasil, o encontro reuniu centenas de militantes e partidários, dentre eles vereadores, deputados e autoridades políticas da capital e do interior.
Durante a solenidade de encerramento da conferência, a prefeita de Paço do Lumiar - Paula Azevedo salientou as bandeiras de luta da legenda e afirmou que a missão da militância é fortalecer o governo Lula para efetivação e o aperfeiçoamento de políticas públicas. “Se pegarmos a bandeira do PCdoB, a luta pelo homem do campo, o combate a violência e a produção no campo, que precisa alimentar a cidade, a luta pela educação, enfim, nós temos muitas ferramentas para revigorar o partido e para reconstruir o Brasil. Já elegemos o Lula. Agora, precisamos cuidar do mandato dele, fazendo com que as políticas públicas cheguem para quem mais precisa, lá onde estão as mulheres, as crianças, os idosos...”, disse.
Ainda segundo Paula Azevedo, é motivo de muito orgulho governar Paço do Lumiar fundamentado nas bases ideológicas do PCdoB. “Vocês conhecem muito bem a minha história. Eu fui vice-prefeita pelo partido Solidariedade, e quase fui, chegou muito perto, de ser do PSB, mas eu vim para o PCdoB. E quando me lancei candidata pelo partido, sofri muita discriminação por ser mulher originária do campo. Essas críticas, para mim, eram elogios. Não deixei me abater com comentários preconceituosos e fui à luta. Agradeço a oportunidade que o PCdoB me deu de, hoje, ser prefeita de Paço do Lumiar, já finalizando o meu mandato, mas vou continuar fazendo a luta do PCdoB por um futuro onde todos tenham oportunidade iguais”, afirmou enfaticamente.
A conferência se voltou também para a eleição do novo Comitê Estadual. Entre as autoridades presentes, estava o deputado federal Márcio Jerry, reconduzido, por aclamação, ao posto de presidente estadual da sigla. Durante seu discurso, o líder comunista fez uma reflexão sobre o papel do partido no cenário político atual.
“Já se vão 16 anos desde o meu regresso a esta trincheira de luta do povo brasileiro, que é o PCdoB. Quanto mais o tempo passa, mais inquieto a gente fica. É da natureza de quem é militante não se acostumar com nada, ter sempre um olhar pra frente, buscar sempre alguma coisa que não foi feita ainda. Ter sempre a capacidade de se dispor a lutar”, pronunciou.
O parlamentar continuou sua fala comprometendo-se a trabalhar para um futuro político transformador para a sociedade maranhense e brasileira. “Seguirei me esforçando muito para honrar a confiança dos camaradas exercendo mais uma vez a presidência”, pontuou Jerry.
Presenças
Participaram da conferência o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o deputado estadual Rodrigo Lago, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), o prefeito de Barreirinhas, Almicar Rocha, e de representantes de movimentos sociais organizados, como a União da Juventude Socialista (UJS) e a União Nacional dos Estudantes do Maranhão (UNE).
Comentários