ASSISTÊNCIA SOCIAL: Prefeitura de Paço do Lumiar mantém dezenas de Aluguéis Sociais


Até o momento, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), tem mantido 72 "Aluguéis Sociais". Esse serviço é parte dos Benefícios Eventuais oferecidos aos usuários da Política de Assistência do município.
 

O auxílio moradia é concedido a pessoas ou famílias que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Os pedidos são encaminhados para análise por meio das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com um teto máximo de até R$404,00 e uma duração inicial de seis meses, podendo ser renovado por mais seis meses, totalizando um ano de apoio, conforme as regras do auxílio. 

A coordenadora do setor de Benefícios Eventuais, Riany Freitas, destaca que a renovação e inserção de beneficiários seguem critérios rigorosos para garantir que aqueles que realmente necessitam continuem a receber esse auxílio. 

“De janeiro a setembro deste ano, vinte e uma renovações foram efetuadas, enquanto 18 pessoas foram desligadas do programa,” frisou. 

Uma das renovações foi a da família do senhor Adelsandro Madeira (27) e sua esposa Camila de Jesus Costa (35), que estão morando em um imóvel alugado no bairro "Vila do Povo" há um ano. 

Camila comenta sobre como esse auxílio tem feito a diferença em suas vidas, especialmente considerando problemas de saúde. 

Atualmente, a gestão municipal, liderada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), custeia mensalmente 37 aluguéis sociais ativos. Esse número pode variar devido a novas admissões ou desligamentos de beneficiários. 

“O aluguel social é apenas um dos vários benefícios oferecidos pela Política de Assistência do município, incluindo Kit Enxoval para gestantes, Auxílio Funeral, Benefício Recâmbio para situações extremas, Reforma e Alimentação através da distribuição de cestas básicas para famílias acompanhadas pelos CRAS e CREAS,” destacou Suely Abreu, titular da SEMDES.

Comentários