No início da tarde deste domingo(13), quando celebramos o dia dos Pais, 55 mulheres ligadas a agricultura e movimentos feministas em Paço do Lumiar, deixaram a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município rumo a Brasília para participar da “Marcha das Margaridas”. O evento, considerado o maior da América Latina, acontece amanhã(15) e quarta-feira(16).
Integrando a delegação, que contou com o apoio do Executivo Luminense, comandado pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB), a presença da secretaria adjunta de Saúde, Lucia Vasconcelos. A 7ª edição do encontro, cuja expectativa é reunir mais de 100 mil mulheres, tem como tema: “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.
A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), como ex-dirigente da FETAEMA, portanto com fortes ligações com a causa, e as secretárias de Educação e Desenvolvimento Social, respectivamente, Yanne Pessoa e Suely Abreu foram acompanhar, pessoalmente, a saída da delegação, e amanhã se juntarão ao grupo para empunhar a bandeira e engrossar as fileiras do movimento em favor dessa luta.“Temos que ter consciência da nossa força na atual conjuntura global, nacional, estadual e municipal. Por isso é importante que, nesses dois dias, haja um número expressivo de mulheres em Brasilia. Precisamos demonstrar não apenas o poder de articulação, mas, também, a coragem e propósito de gritarmos por mais respeito e direitos”, disse a prefeita.
A secretária Suely Abreu falou da representatividade do município no ato. “Estaremos participando para reivindicar as mais diversas políticas públicas durante a maior manifestação em massa de mulheres da América Latina”, explanou a secretária. Já a titular da Semed- Yanne Pessoa (Educação) reforçou a grandeza da luta e, também, frisou o apoio da gestão municipal. “Estamos aqui para ratificar o compromisso da gestão com as mulheres luminenses do campo. Serão 48h viajando e outros 2 dias de movimento por novas conquistas, razão pela qual Paço do Lumiar não poderia ficar de fora, visto que a nossa prefeita é oriunda da agricultura familiar”.MAIS INFORMAÇÕES:
Considerado a maior ação política de mulheres da América Latina, a 7ª Marcha das Margaridas, vai acontecer nesta terça-feira(16) e quarta-feira(16). A expectativa é que mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades estarão reunidas na capital do Brasil.
Além de marchar, a programação contará com diversas atividades e a população de Brasília poderá participar e conhecer mais sobre “as Margaridas” e entender o que motiva essa luta. Amanhã, praticamente toda programação será concentrada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Na área externa já está sendo montada a estrutura para receber a Mostra Nacional da Produção das Margaridas.
Ao longo do dia, quem for ao local, poderá conferir diversos produtos que identificam a cultura, o modo de vida, o território e demais características das guardiãs dos saberes e dos seus modos de reprodução da vida. Nesse espaço ocorrerá também troca de sementes e rodas de conversa.
Comentários