“Aqui não estou, apenas, como gestora, mas, também, como cidadã, pois é o momento que temos para evidenciar as políticas públicas que queremos que o Estado priorize em prol dos cidadãos maranhenses e, principalmente, os luminenses”, enfatizou a prefeita.
Bastante prestigiado, o evento contou com as presenças de vários ministros, entre eles, os maranhenses Flávio Dino(Justiça e Segurança Pública), Juscelino Filho(Comunicação) e Sônia Guajajara(Povos Indígenas),além de Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Deputados federais e secretários estaduais também estiveram no encontro, que teve como anfitrião o governador Carlos Brandão(PSB).
A segunda rodada de plenárias começou na quinta-feira (25) em Natal, passou nessa sexta-feira (26) por Fortaleza e Teresina, antes de chegar a São Luís. A primeira foi entre 11 e 13 de maio na Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
PROPOSTAS:
Ontem, diferentes movimentos sociais apresentaram propostas de políticas públicas. As demandas incluíram questões relacionadas ao combate ao racismo, LGBTfobia, genocídio indígena, feminicídio e pela maior inclusão de pessoas com deficiência e pela ampliação de direitos dos trabalhadores do campo.
RECEPÇÃO CALOROSA:
Como já era de se esperar, assim como o governador Brandão, o ministro Flávio Dino foi uma das autoridades recepcionada de forma calorosa pelos representantes dos movimentos sociais e demais pessoas presentes no ato, entre elas, a comitiva luminense que fez questão de pousar na foto com um dos maiores líderes estadual e nacional.
CONSTRUINDO O FUTURO:
O PPA Participativo 2024-2027 está realizando as plenárias nas capitais brasileiras para ampliar a participação da população no planejamento das prioridades do País para os próximos quatro anos. Até o dia 10 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.
Estão previstos ainda, até o final do processo de consulta, dois Fóruns Interconselhos nacionais – o primeiro foi realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de abril.
Comentários