A Academia Maranhense de Letras e Artes Militares (AMCLAM) realizou, na tarde-noite deste 05/05, uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da Polícia Militar do Maranhão, que foi criada em 26 de abril de 1993, por meio da Lei Estadual N.º 5.657, no governo do jornalista Edison Lobão.
A APMGD, em conjunto com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolve o Curso de Formação de Oficiais (CFO), formando os comandantes do presente e do futuro. É um curso de graduação com duração de quatro anos, com uma carga horária de 5.190 horas-aulas, em que as disciplinas do Núcleo Comum são ministradas na UEMA, no período vespertino; e as disciplinas do Núcleo Específico, Complementares e o Estágio Prático Supervisionado são ministradas na APMGD, no período matutino, e este último é realizado nas Unidades Policiais Militares (UPM) da corporação.
Antes do advento da criação da APMGD, os oficiais do Maranhão eram formados em outras unidades da federação, e a corporação maranhense sofria com a diversidade de doutrinas, além de receber uma pequena oferta de vagas que não atendia ao constante e crescente aumento de sua necessidade.
Inicialmente, a APMGD foi instalada na BR 135, km 02, junto ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Posteriormente, em 1999, sob o comando de Cel. Manoel de Jesus Moreira Bastos (acadêmico da AMCLAM, in memoriam) foi transferida para a área do Complexo Policial Militar do Calhau.
Nessas três décadas, a APMGD teve os seguintes comandantes: Ten. Cel. Delary Pires Cantanhede, Ten. Cel. Benedito Batista, Ten. Cel. Nestor Renaldo Conceição Filho, Ten. Cel. Wilmar Maciel Mendes, Ten. Cel. José Fernando Torres, T.C. Franklin Pachêco Silva, Ten. Cel. José de Ribamar Pereira da Silva Filho, Ten. Cel. Carlos Augusto Furtado Moreira, Ten. Cel. Raimundo de Jesus Silva, Cel. Carlos Augusto Furtado Moreira, Cel. Raimundo Nonato Santos Sá, Ten. Cel. Walace Amorim, e, atualmente, é comandada pelo Ten. Cel. Everaldo dos Santos Pereira Mendes.
A sessão solene foi marcada por lembranças com a exposição de um vídeo histórico, uma performance teatral pelo prof. Josimael Caldas, músicas de Josias Sobrinho, que relembrou suas composições que fizeram sucesso na voz de Papete (patrono da AMCLAM), entrega de condecorações ao Cel. Aritanã (subcomandante da PMMA, que representou o CG), Cel. Freire (diretor de ensino), Ten. Cel. Santos (comandante da APMGD), Ten. Cel. Virgínia (subcomandante da APMGD). Maj. Holanda (comandante do Corpo de Alunos) e foi prestigiada por professores, instrutores, acadêmicos da AMCLAM e de outros sodalícios, oficiais da PMMA e do CBMMA, cadetes do CFO, empresários e familiares. A cerimônia foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça no calhau.
Comentários