Uma média de 36 mil atendimentos já foram realizados, dos quais 14.400 na gestão da prefeita Paula Azevedo.
Em todas as áreas, a gestão sob a batuta da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana da Grande Ilha, tem alçado avanços, provocando reflexo positivo na qualidade de vida dos munícipes. A solenidade realizada na manhã de ontem, no CSU, no Maiobão, para comemora “Bodas de Estanho”, ou seja, 10 anos em atividade do programa “Melhor em Casa” - é um exemplo desse feito.
Em 2013, a cidade foi à segunda no Estado a implantar o projeto que hoje, mensalmente, atende 300 pessoas em média. Em uma década, cerca de 36 mil atendimentos foram realizados, dos quais 14.400 mil nos últimos 40 meses.
Para a prefeita, a manutenção do programa é motivo para celebração. “Os números falam por si só, denotando o compromisso e a responsabilidade que temos em desenvolver uma política administrativa capaz de amenizar o sofrimento do povo que por muitos anos ficou esquecido”, disse a gestora.
O programa tem como objetivo levar atendimento médico domiciliar, através de equipe multidisciplinar, a pacientes com necessidade de reabilitação motora, crônicos sem agravamento e ou pós/alta hospitalar, que estão restritos ao leito. Para Danielle Oliveira, titular da Secretaria de Saúde, os avanços na pasta tem sido uma das principais marcas da atual gestão.
“A manutenção e qualidade dispensada nesse projeto, apenas, evidencia o trato, compromisso e cuidado para com as pessoas, que tem sido um marco da gestão Paula Azevedo. Ela tem zelo com o setor, por isso busca profissionais qualificados para atender à população, seja nas unidades ou em casa. Além dos técnicos envolvidos, os parabéns também vão para gestão, que vem se empenhando para oferecer serviços de qualidade aos luminenses”, frisou a secretária.
COMO FUNCIONA
O programa Melhor em Casa permite que a equipe de saúde conheça melhor a rotina do paciente, podendo auxiliar positivamente para evolução do quadro clinico. “A atenção domiciliar é oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado integrado à rede”, explicou à coordenadora, Joangela Guimarães.
A dona de casa, Olga Freitas, falou com comoção da importância do atendimento domiciliar para a qualidade de vida de sua filha, paciente mais antiga do programa. “Minha filha é assistida pelo Programa desde o início e é esse atendimento que nos ajuda a mantê-la conosco. Só tenho a agradecer a equipe, a secretária e principalmente à prefeita, por garantir essa assistência, pois não dispomos de condições para pagar um plano de saúde”, declarou à senhora.
CUIDAR DO CUIDADOR
Ainda durante a comemoração, a assistente social, Luciana Coelho apresentou o Projeto Cuidar do Cuidador. O projeto tem como objetivo promover ações que visem à melhoria na qualidade de vida e autocuidado dos cuidadores envolvidos no serviço de atenção domiciliar (Melhor em Casa) através de oficinas, dinâmicas, roda de conversas e momentos de lazer.
Comentários