Em 2022, a equipe multidisciplinar realizou mais de 5.600 atendimentos _
Com ações diversificadas na área da saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) - será reinaugurado na manhã desta quarta-feira(26) - na Avenida 14 – Maiobão – no município de Paço do Lumiar, Região Metropolitana.
O espaço tem como público alvo pessoas com algum tipo de transtorno de neurodesenvolvimento ou dependência química. Feliz em fazer parte da engrenagem que vai garantir melhora na prestação do serviço, a prefeita Paula da Pindoba entende que as ações do Caps II não podem ser apenas, técnica, mas, também, sensíveis e com olhar humano.
“Na área da assistência social não temos medido esforços para assegurar aos luminenses um tratamento humanizado, por isso, a partir de amanhã, o município estará colocando à disposição dos funcionários, pacientes e seus acompanhantes uma estrutura moderna e bem localizada, disse a prefeita.
PORTAS ABERTAS –
Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a unidade estará de “portas abertas” ao cidadão, evitando, assim, adoção de protocolos que dificultem o acesso dos interessados. O toxicomaníaco, por exemplo, apenas precisará da presença do responsável e demais documentos obrigatórios( xerox do RG, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência) para iniciar o tratamento.
Tendo como parâmetro o critério da territorialidade, em suas diferentes modalidades, os CAPS dispõem de serviços de saúde de caráter aberto. No local, a equipe multidisciplinar realiza atendimentos àqueles com perturbações leves, moderadas, graves e persistentes, bem como aos dependentes de álcool e outras drogas.
Segundo Diego Raí Azevedo, diretor do Centro, o núcleo conta com corpo técnico de diferentes áreas, incluindo, médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo, farmacêutico, educador físico, técnico de enfermagem, bem como gestor e agente administrativo.
“As mudanças nas acomodações físicas ocasionará um salto significativo na qualidade do atendimento prestado, razão que nos faz concluir, diante da conjuntura vindoura, que vai haver um aumento significativo na demanda”, explicou.
O gestor finalizou pontuando outros importantes serviços disponibilizados no local, como atendimento de demandas judiciais, atividades em grupos e visitas domiciliares. Além da prefeita, o evento contará com a presença de técnicos, vereadores, secretários, pacientes, familiares e demais convidados.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS
Em 2022, a unidade realizou nada mais nada menos que 5.615 atendimentos com equipe multidisciplinar(médico, psicólogo, educador físico e terapeuta ocupacional) no CAPS II, distribuído da seguinte forma: 10 reuniões entre às equipes multiprofissionais e de coordenação, 04 capacitações com técnicos da rede e 62 visitas domiciliares.
Também foram contabilizados mais de 400 atendimentos de demandas judiciais para acompanhamento de pacientes com necessidade de atenção psicossocial, 1.366 encontro de grupo, sem contar, ainda, com 425 demandas espontâneas.
Comentários