Secretário Sílvio Leite participa da abertura da VI Semana de Combate ao Feminicídio no Liceu Maranhense
O secretário de Segurança Pública, coronel QOPM Sílvio Leite, participou, na tarde desta segunda-feira (07), da abertura da VI Semana de Combate ao Feminicídio, ocorrida na escola Liceu Maranhense.
O evento está sendo realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, através da Delegacia Especial da Mulher de São Luís, a Coordenadoria das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CODEVIM) e o Departamento de Feminicídio; em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), através da Casa da Mulher Brasileira; o Projeto “Somos Todos Marianas” e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Maranhão (ABMCJ/MA)
Na abertura estiveram presentes ainda a secretaria de Estado da Mulher, Celia Salazar, o delegado Geral da Polícia Civil, Jair Paiva, a diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena, a capitã Josmara, representando a Patrulha Maria da Penha, além de demais convidados de outras instituições e órgãos parceiros do evento.
Durante o ato, foi realizada uma palestra com alunos do Liceu Maranhenses e de outras escolas da região sobre a violência de gênero e formas de combate-la.
Em sua fala, o secretário Sílvio Leite reforçou a importância do evento.
“É importantíssimo nós nos conscientizarmos e dialogarmos sobre o combate à violência de gênero e ao feminicídio. E o governo do Estado tem essa pauta como uma de suas prioridades. O governador Carlos Brandão tem investido nesta área para que nós possamos fortalecê-la e ampliá-la”, afirmou.
O secretário falou ainda da expansão das Patrulhas Maria da Penha em todo o estado, que saltou de 8 unidades, em abril deste ano, para 13 atualmente. De acordo com o coronel, até o fim do ano, o Maranhão contará com 17 desses batalhões.
Já em São José de Ribamar está sendo implantada uma Delegacia Especial da Mulher, que contará com uma delegada especializada, para ampliar o combate à violência de gênero e ao feminicídio no município e região.
Tanto as delegacias quando as Patrulhas Maria da Penha, de acordo com o titular da SSP, serão equipadas com viaturas e mais efetivo.
Já o delegado Geral da PC, Jair Paiva, destacou a expansão da semana que, este ano, está sendo realizada em outros municípios do Maranhão.
“Este ano tivemos um diferencial no evento, que está sendo realizado também na região Tocantina, além de um evento similar em Coroatá e Balsas. E a nossa intenção será também trabalhar a prevenção seja por meio de palestras com conscientização, seja mostrando que as forças policiais estão atentas e combatendo esses crimes”, destacou.
A Semana Estadual de Combate ao Feminícídio é fruto da Lei de n° 13/104 de março de 2015. O projeto visa incentivar o diálogo e a conscientização de homens e mulheres para combater a violência doméstica e o crime de feminícídio.
Comentários