A Polícia Civil do Maranhão deu início na manhã desta quinta-feira(03), ao II Simpósio de Operações com Cães organizado pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), que visa buscar a padronização de procedimentos operacionais na Polícia Civil do Maranhão no que se refere as operações com cães. O encontro que segue até o próximo dia 10 de novembro está sendo realizado na base do Núcleo de Operações com Cães (NOC), em São Luís.
O encontro em ambiente acadêmico também tem o objetivo de
proporcionar conhecimentos necessários para que o policial civil, operador K-9,
tenha habilidades necessárias para a manutenção das ações do Núcleo de
Operações com Cães em todo Maranhão. Além disso, o simpósio tem o intuito de
trocar experiências com outras polícias que desenvolvem atividades similares na
área de cinotecnia que são técnicas relacionadas à criação, manejo e
treinamento de cães para tarefas especificas como por exemplo o cão policial.
A abertura do simpósio contou com a participação do delegado-geral operacional da PCMA, Lúcio Reis; o superintendente da SENARC, Ederson Martins; o superintendente da SECCOR, Breno Galdino; o superintendente da SEIC, Augusto Barros e do diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS/PMMA), coronel Odilon Mariz.
Segundo o coordenador do NOC, Diego dos Santos, o cão de serviço policial é considerado como uma importante e fundamental ferramenta de trabalho, que serve de auxílio para o desempenho do serviço policial, em atividades específicas de Segurança Pública, tais como: detecção de entorpecentes, detecção de armas e munições busca e captura de suspeitos, etc. A Polícia Civil do Maranhão desde o ano 2016 conta com o trabalho de cães policiais e desde 2021 a operações com cães expandiu para as regionais do interior maranhense, a exemplo as cidades de Timon e Codó.
Nesse contexto, o encontro tem o intuito de manter a
atividade em um patamar de excelência e padronizar as ações das operações com
cães no Maranhão. É de suma importância a realização do simpósio anual onde nos
reunimos para discutir e dividir experiências adquiridas durante o ano de
atividades.
Comentários