De acordo com dados, somente em junho deste ano a unidade tirou de circulação 37 armas de fogo e simulacros, contra 07 apreendidas no ano passado, um aumento de 428%.
O saldo positivo apresentado pela companhia foi verificado também na apreensão de veículos que saltou de 78 em 2020 para 114 este ano. Um salto de 46%.
Se considerarmos apenas o mês de junho deste ano em comparação com o ano anterior, houve queda de 75% no homicídios, que passaram de 08 este ano para 02 em 2020.
O policiamento é organizado através de informações que são repassadas pelo CPM aos aos CPAMs e assim as operações são desencadeadas.
O resultado faz parte de uma série de ações foçadas principalmente a partir de um trabalho de inteligência do companhia, que mapeia as areas mais problemáticas, para, a partir daí, distribuir o contigente policial.
Entre as ações realizadas pela unidade para combater a criminalidade estão as operações Tornado, Saturação e Fecha Quartel, que consistem em barreiras policiais em pontos estratégicos e nas áreas com maior incidência de criminalidade, no qual são realizadas abordagens a pedestres, motoristas e motociclistas em busca de armas de fogo, entorpecentes entre outros.
De acordo com a comandante da unidade, major Edhyelem Santos, o resultados positivos são consequência também de ações integradas com outros órgãos de segurança pública.
“Foi um desafio estar no comando da unidade nesses 9 meses em que tivemos que receber o policiamento de várias áreas unificar e conseguir esse números que estão sendo positivos. Mas esse resultado é também produto do trabalho integrado da companhia não só com a Polícia Civil, como também o programa Pacto pela Paz, além das ações em conjunto com as prefeituras das áreas que atuamos.
Segundo ainda a comandante, a integração com outros órgãos segue uma determinação do Comandante da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, conforme orientação do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
Atualmente, a 1ª CIA Independente da Vila Luizão atende a cerca de 78 bairros entre eles Turu, Vicente Fialho, Araçagi, Chacará Brasil, entre outros.
Comentários