O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta quarta-feira (07), a Campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama. Com o tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a campanha de 2020 destaca que, no combate ao câncer de mama, é fundamental perceber os sinais do corpo e buscar atendimento com um profissional de saúde.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a Policlínica Diamante, uma das unidades que durante todo o mês de outubro irá intensificar a oferta de consultas e exames. “Nossa Campanha do Outubro Rosa está sendo um chamamento para a realização da mamografia, a contar que as mulheres a partir dos 40 anos de idade já têm a recomendação de realizar a mamografia todos os anos. O autoexame é necessário, porém, mais necessário ainda é procurar conduta médica, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento”, ressalta Carlos Lula.
A campanha acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, e ampliou a oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia. Serão cerca 1,5 mil consultas com médico mastologista e mais de 5 mil exames de mamografia nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Chapadinha e Pinheiro. As mamografias serão agendadas sem encaminhamento médico, desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS.
Até o momento, 137 pessoas receberam diagnóstico para o
câncer de mama no Maranhão, em todo o ano 2019 foram registrados 605 casos. O
objetivo da campanha é incentivar a prevenção e garantir o diagnóstico precoce,
que permite 90% de chance de cura se detectado na fase inicial.
A médica mastologista, Vanessa Campos, alerta para a necessidade da realização de exames preventivos. “A mamografia deve ser realizada anualmente. A mulher não pode esperar sentir uma alteração na mama para procurar um especialista, pois quando ela percebe esse nódulo ele já tem mais de dois centímetros. O que nós incentivamos é um diagnóstico precoce, quando o tumor ainda está pequeno, pois isso aumenta as chances de cura”, diz a especialista.
Dona Maria da Conceição, 44 anos, conta que costuma fazer os exames preventivos anualmente, desde que completou 38 anos. “Para mim é muito importante a prevenção, principalmente porque, ultimamente, andam surgindo muitos casos de câncer de mama, um deles foi descoberto recentemente na minha família” destaca a dona de casa.
Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).
O secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius, fala sobre a ação. “Hoje damos início às ações do Outubro Rosa, realizando blitz em várias cidades, chamando as mulheres para a realização de exames. Estamos indo atrás da paciente, pois durante a pandemia essas elas tiveram que ficar sem atendimento. Com a retomada das consultas eletivas, estamos incentivando a buscarem atendimento para realizar o tratamento precoce caso necessário”, afirma o secretário adjunto.
A dona Josélia Maia Melo, 43 anos, estava passando pela Rua Grande e resolveu parar para fazer o agendamento da sua mamografia. Ela parabeniza a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde. “A prevenção contra o câncer é muito importante e essa iniciativa é muito boa”, diz a cozinheira.
Estão programadas para o dia 13 de outubro, blitz de agendamento de consultas em Imperatriz, Pinheiro e Caxias.
Comentários