ILAF-MA inicia a segunda e última turma do curso direcionado aos Peritos Criminais de Imperatriz, Timon e São Luís
O Instituto Laboratorial de Análise Forense (ILAF-MA) deu início na última segunda-feira (3), a segunda e última turma do curso direcionado aos Peritos Criminais lotados nos laboratórios forenses dos Institutos Criminalistas dos municípios de Imperatriz, Timon e São Luís. A participação de dois Peritos Criminais da área de laboratório forense do Piauí, como objetivo de capacitação profissional com o repasse de técnicas já executas na rotina do ILAF de São Luís e no âmbito nacional.
Durante o curso haverá aplicação novos exames e conhecimentos nas áreas de Análise Instrumental por Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas (GCMS) e Cromatografo Líquida com detectores de diodo e UV visível (HPLC - DAD UVVIS). Além de um aprofundamento em Biologia Forense e Toxicologia Forense que aborda as técnicas de extração e determinação qualitativa por GCMS é HPLC DAD de substâncias de interesse forense em material biológico (urina e vísceras).
A capacitação está sendo ministrada por peritos oficiais lotados no ILAF da capital qualificados nas áreas especificas, com duração de 40 horas aula com certificação feita pela Academia de Policia Civil do Maranhão (ACADEPOL-MA), tendo um total de 11 peritos criminais (somando primeira e segunda turma) estão participando dessa qualificação.
As presenças dos Peritos Criminais do Piauí também coadunam com esse objetivo da integração da Perícia Oficial e o repasse do conhecimento técnico científico com os colegas do estado vizinho.