O Centro Tático Aéreo, órgão da Secretaria de Estado da
Segurança Pública (SSP) realizou na tarde da ultima terça-feira (20), uma palestra sobre
segurança de voo, que foi ministrada por membros do Serviço Regional de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), da Força Aérea
Brasileira (FAB).
O evento aconteceu no auditório da Polícia Militar do
Maranhão (PMMA), no Calhau, e contou com participação do tenente coronel Nilson
Marques, que representou o diretor do Centro Tático Aéreo, coronel Ismael
Fonseca; do major Fernando Curvo, comandante do Destacamento do Controle do
Espaço Aéreo de São Luís; de pilotos, operadores, controladores de voo e
mecânicos do CTA, além de 15 alunos do X Curso de Operações Aéreas (COA) e
convidados.
Segundo o sargento Alberto de Araújo, Chefe de Segurança
Operacional do CTA, o objetivo do evento é oportunizar palestras aos
integrantes do Centro, para a promoção da consciência de segurança operacional,
seguindo orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Durante a solenidade os membros do SERIPA I, capitão Pedro
Vidigal, o suboficial Miguel Rodrigues e o sargento Marcelo da Costa palestraram
sobre temas que envolvem segurança operacional e prevenção de acidentes aéreos.
Os palestrantes tiraram dúvidas e apresentaram vídeos que abordavam os assuntos
discutidos.
Para o tenente coronel Nilson Marques esse evento oportuniza
aos participantes uma grande troca de conhecimento no segmento de segurança de
voo. “Estamos sempre nos requalificando para poder prestar o melhor serviço em
prol da segurança pública, para tanto, precisamos nos aperfeiçoar
principalmente nos cuidados e prevenções de acidentes durante as operações
aéreas”, disse o oficial do CTA.
Mais sobre o CTA
O Centro Tático Aéreo consiste em um grupamento de elite do
Maranhão que combate a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas
missões em todo o estado, dando suporte aos sistemas de segurança de várias
Unidades da Federação. Mesmo com suas atribuições expandidas não deixou a
própria segurança de lado, fato este comprovado por suas 20.000 horas voadas
sem quaisquer acidentes, tornando-o também um dos principais elos do sistema de
segurança de voo em sua região.
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