Em noite de homenagens, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) comemorou 110 anos de fundação, nesta terça-feira (3), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A solenidade, que teve presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, no ato representando a governadora Roseana Sarney, foi conduzida pelo comandante-geral do CBMMA, João Wanderley Costa.
Na ocasião, 400 Medalhas Alferes Moraes, a mais alta comenda concedida pela corporação, foram entregues a personalidades, pelos seus relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade. Entre os homenageados, estavam secretários de Estado, como Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Jura Filho (Turismo) e Victor Mendes (Meio Ambiente), autoridades do Judiciário, empresários, imprensa e membros de corporações de outros estados.
“Essa é uma data para celebrarmos, pois os Bombeiros têm um trabalho consolidado na comunidade, honrando a farda e sempre trabalhando para o bem comum”, destacou o coronel João Wanderley Costa. Também participaram da cerimônia, ex-comandantes, coronéis da corporação e familiares dos militares e dos agraciados.
Aluisio Mendes destacou a importância das ações dos bombeiros para a tranquilidade da população. “Trata-se de uma instituição com trabalho reconhecido pela sociedade. Os bombeiros são os que primeiro chegam para socorrer as vítimas nos momentos de catástrofe, de necessidade, e são os últimos a sair. Por essa razão, eles são amados pelo povo maranhense. Qualquer pesquisa realizada em nível nacional aponta que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do Brasil”, disse o secretário, que foi agraciado com a comenda em ocasião anterior.
O secretário Fábio Gondim agradeceu a homenagem e destacou que ela é resultado de seu trabalho na pasta. “Esta medalha eu dedico a todos os servidores, exatamente por ser um reconhecimento ao meu trabalho junto ao Governo do Estado do Maranhão”, disse Gondim.
História
O CBMMA foi criado pela Lei nº 294, de 16 de abril de 1901, que autorizava a criação de um serviço de combate ao fogo. Apesar dessa determinação, somente no ano de 1903 o serviço foi oficializado por um ato do vice-governador do Estado, Alexandre Colares Moreira Júnior, que criou uma Seção de Bombeiros, encarregada do serviço de extinção de incêndios, comandada por um oficial do Corpo de Infantaria do Estado: Alferes Aníbal de Moraes Souto.
A Seção tinha, além do comandante, um 1º Sargento, dois 2º Sargentos, um Furriel, dois cabos e 30 soldados. Essa era a primeira equipe encarregada de combater incêndios no Maranhão. Aos poucos, a Seção foi se estruturando, mas os registros históricos são insuficientes para se contar a sua trajetória com precisão. Sabe-se que o Corpo de Bombeiros funcionou na Rua da Palma, no centro da cidade, e que durante algum tempo foi municipalizado. Em 1926, a Lei Estadual nº 1264 incorporou a Seção de Bombeiros à Polícia Militar.
Comentários